BLOG

Automação de processos: o que é, para que serve e benefícios!

Quer dizer que você está em busca de organização de processos na sua empresa? Então, você está no lugar certo! A automação de processos pode ser o primeiro passo.

A automação de processos é uma modalidade que está se tornando cada vez mais comum entre as empresas que desejam otimizar seus processos internos, independente do setor. 

Com a automação de processos, a máquina se torna responsável por automatizar e padronizar tarefas repetitivas que antes eram de responsabilidade de funcionários. 

No entanto, a automação de processos não é apenas a substituição de atividades manuais. É muito mais que isso! Então, é sobre isso que vamos falar neste artigo. 

Vamos entender melhor seu funcionamento? Então, continue conosco e boa leitura! 

O que é automação de processos?

A automação de processos é uma ferramenta organizacional que utiliza a tecnologia para automatizar processos manuais repetitivos.

Seu objetivo principal é otimizar tarefas que necessitam de agilidade e padronização, aumentando a produtividade e eficiência. 

Essa modalidade pode ser utilizada em diversas atividades e setores, facilitando a conclusão de diversos processos burocráticos. 

Muitas pessoas têm receio da automação por acharem que ela pode substituir a mão de obra humana, mas é muito pelo contrário! 

Ela pode ser implementada de diversas maneiras, como robôs ou dispositivos tecnológicos que podem trabalhar em conjunto com funcionários. 

Quais os principais tipos de automação de processos?

Tipos de automação de processos

Mas afinal, quais os principais tipos de automação de processos? Existem diversos tipos de automação de processos, cada um com suas próprias características e vantagens. 

É essencial que você conheça cada tipo de automação e suas características para saber qual é a mais adequada para sua empresa.

Por isso, a seguir, trouxemos alguns dos principais tipos de automação de processos que são popularmente conhecidos entre as empresas. Vamos conhecê-las? 

BPMS

O BPMS, Business Process Management Suite, ou Sistema de Gestão de Processos de Negócio, é um conjunto de softwares de automação de processos.

Esses softwares permitem que a empresa defina, modele, execute, monitore e melhore os processos de negócio de maneira automatizada e integrada. 

Seu objetivo principal é aumentar a eficiência, a qualidade e a competitividade da empresa através da gestão inteligente dos processos

Com ele, você pode automatizar uma variedade de tarefas, como revisão e aprovação de documentos, integração de RH, gerenciamento de solicitações, campanhas e outros. 

Chatbots

Os chatbots são robôs conversacionais que podem interagir com os usuários por meio de texto ou voz, simulando uma conversa humana. 

Assim, eles podem ser utilizados para automatizar processos de negócio que envolvem comunicação, informação ou transação, como atendimento ao cliente e outros. 

Com os chatbots para automação de processos eles podem reduzir os custos operacionais, aumentar a produtividade, melhorar a experiência e oferecer atendimento 24/7. 

Em alguns casos, ele também pode ser integrado com outros sistemas como, RPA, CRM, ERP e Inteligência Artificial (IA), fornecendo insights importantes para melhoria de produtividade. 

Hiper Automação

Já a hiper automação é uma tendência no mundo empresarial que busca ampliar e acelerar a automação de processos de negócio utilizando tecnologias inteligentes. 

Por isso, neste caso, são integradas tecnologias como inteligência artificial, machine learning, automação robótica de processos, linguagem natural e outros. 

Seu objetivo principal é aumentar a eficiência, a qualidade, a competitividade e a segurança das empresas, reduzindo a dependência da intervenção humana. 

Com isso, seus colaboradores poderão focar em tarefas mais estratégicas e criativas para o sucesso e organização da sua empresa. 

RPA

O RPA, Robotic Process Automation, ou Automação Robótica de Processos, é uma tecnologia que utiliza softwares robôs, ou bots, para executar tarefas repetitivas. 

Assim, os bots de RPA imitam as ações humanas, como clicar, digitar, copiar, colar, mover arquivos, extrair dados, preencher formulários e outras atividades. 

A função principal do RPA é aumentar a produtividade, a qualidade e a eficiência de uma empresa, reduzindo os custos operacionais e realocando colaboradores de potencial. 

Por ser uma modalidade de automação versátil, ela pode ser aplicada em inúmeros setores, como contabilidade, recursos humanos, atendimento ao cliente, vendas e muito mais! 

Scripts

Os scripts são conjuntos de instruções pré-escritas que podem ser executadas para automatizar tarefas, conduzindo alguma atividade, como se fosse um roteiro. 

Eles podem ser utilizados para acelerar o processo de execução de uma tarefa, reduzir erros, economizar tempo e integrar diferentes sistemas e aplicações. 

Alguns exemplos de tarefas que podem ser executadas por scripts são: 

  • Revisão e aprovação de documentos; 
  • Envio de e-mails;
  • Geração de relatórios; 
  • Criação de usuários; 
  • Implantação de aplicações; 
  • Testes de software.

No entanto, para mapear os scripts de automação é importante seguir alguns passos, como mapear os processos, escolher uma linguagem de script, escrever código do script, testar e depurar, implementar e monitorar a ferramenta.

URA

Para finalizar, um tipo de automação de processos é o URA, Unidade de Resposta Audível, um sistema de atendimento eletrônico que reconhece comandos de voz ou dígito.

Ele é bastante utilizado pelas empresas que disponibilizam canais de atendimento para resolução de problemas, uma vez que o cliente pode interagir com a tecnologia. 

Por isso, a URA pode ser utilizada para automatizar processos de negócios que envolvem comunicação, informação ou transação, como atendimento ao cliente.

Com essa tecnologia, é possível melhorar a experiência e a satisfação do cliente, reduzir custos operacionais e aumentar a produtividade. 

Quais os benefícios da automação de processos?

Benefícios da automação de processos

A automação de processos tem como benefício principal a automatização de tarefas e fluxos de trabalho que antes eram manualmente, reduzindo a intervenção humana. 

No entanto, a automação de processos possui inúmeros benefícios, sendo alguns dos principais:

  • Aumentar a produtividade, a eficiência, a qualidade e a segurança dos processos;
  • Reduzir custos operacionais, erros, retrabalhos e desperdícios;
  • Melhorar a experiência e a satisfação dos clientes e dos colaboradores;
  • Facilitar o acesso e a circulação da informação;
  • Agilizar a tomada de decisão e a implementação de melhorias;
  • Integrar diferentes sistemas e ferramentas;
  • Inovar e se adaptar às mudanças do mercado.

Esses são alguns dos principais benefícios que a automação de processos pode oferecer ao seu negócio, mas ela pode proporcionar muito mais do que isso. 

Então, se você deseja dar o primeiro passo para a automatização da sua empresa, certamente a automação de processos é a escolha perfeita. 

Como implementar automação de processos na empresa?

Como implementar automação de processos

A implementação da automação de processos na empresa depende de inúmeros fatores, especialmente a tecnologia escolhida para seu negócio. 

No entanto, em geral, a implementação da automação de processos acontece de maneira similar, sendo:

  1. Avaliando a necessidade da sua empresa;
  2. Mantendo o foco no cliente em todo o processo; 
  3. Mapeando todas as etapas do processo a ser automatizado;
  4. Identificando as falhas e os pontos de melhoria na execução do processo;
  5. Optando por soluções adequadas para a automatização de atividades;
  6. Treinando equipes de trabalho para o manuseio da tecnologia; 
  7. Monitorando e avaliando o desempenho da ferramenta implementada. 

Em geral, esses são os passos necessários para implementar a automação de processos em uma empresa, mas é imprescindível considerar outros fatores específicos do seu negócio. 

Por isso, antes de implementar a automação de processos na sua empresa, conheça suas atividades e como elas poderão ser integradas à tecnologia. 

Está em busca de soluções de automação tecnológicas para seu negócio? Então, venha conhecer os serviços da Build It Solutions!

Conclusão

A automação não é apenas uma ferramenta que otimizará o tempo de trabalho de uma empresa e, sim, um passo para o futuro empresarial. 

Apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, a automação de processos é uma alternativa para empresas que estão em busca de crescimento no mercado. 

Ela é uma maneira eficiente de ter sucesso em seus processos internos, com seus colaboradores, quanto externos, com seus clientes. 

Por oferecer diversas modalidades de automação, você pode escolher a ferramenta que mais se encaixa com suas necessidades e, assim, garantir uma automação eficiente.