BLOG

Conheça os 8 indicadores de processos mais utilizados

Como saber se a sua empresa está, de fato, em uma jornada rumo à conquista dos seus objetivos? A resposta é esta daqui: um indicador de processo.

Afinal de contas, saber para que serve um indicador de processo ajuda colocar a sua empresa em constante monitoramento de diferentes formas de desempenho.

Desde a capacidade de produção até o nível de satisfação com o atendimento ao cliente, esses indicadores fornecem dados preciosos sobre a saúde e eficácia dos seus processos.

Por isso, ao longo deste texto, vamos explorar a importância dos indicadores como ferramentas para acompanhar a performance geral da empresa — e vamos mostrar 8 elementos que podem contribuir ativamente com o desenvolvimento da sua marca. Confira!

O que é um indicador de processos?

Um indicador de processos, também conhecido como KPI (sigla para Key Performance Indicator), é uma métrica quantitativa ou qualitativa utilizada para medir o desempenho de um processo específico dentro de uma organização. 

Esses dados fornecem uma medida objetiva do progresso em relação a metas e objetivos estabelecidos, permitindo avaliar a eficiência, eficácia e qualidade dos processos em uma empresa.

Por que os indicadores de processos são tão importantes

Eles têm tanta relevância corporativa, atualmente, porque podem ser usados para mensurar diferentes formas de desempenho, como:

avaliar o desempenho de cada etapa do processo empresarial, permitindo que sejam identificadas áreas de excelência e oportunidades de melhoria;

tomar decisões estratégicas e bem informadas, já que você pode acompanhar tendências, padrões e áreas de risco para, em seguida, orientar o desenvolvimento de ações para melhorar a eficiência e a competitividade da empresa;

garantir que as atividades em todos os níveis da organização estejam alinhadas com os objetivos estratégicos por meio do acompanhamento do progresso de cada ação;

monitorar regularmente os indicadores de processos para diagnosticar, em tempo hábil, áreas de ineficiência e implementar medidas corretivas para melhorar seus processos.

Não à toa, soluções de automação de processos estão tão em alta: com elas, fica mais fácil acompanhar cada indicador de processo e chegar aos tão desejados objetivos.

Indicadores-de-processos-internos


8 indicadores de processos mais utilizados

Independentemente de você já usar ou não um software de automação, vale a pena conhecer os principais indicadores de processos. Assim, você descobre rapidamente quais deles têm tudo a ver com o momento do seu empreendimento.

Veja quais são e depois entenda melhor como cada um deles funciona:

  1. Indicador de qualidade
  2. Indicador de produtividade
  3. Indicador de capacidade
  4. Indicador de lucratividade
  5. Indicador de competitividade
  6. Indicador de eficiência
  7. Indicador de eficácia 
  8. Indicador de efetividade

1. Indicador de qualidade

Usado para medir a qualidade dos produtos ou serviços entregues pela empresa — geralmente, em termos de conformidade com padrões predefinidos e satisfação do cliente. Com isso, é possível construir uma boa reputação da marca e reduzir custos relacionados a retrabalho e devoluções.

2. Indicador de produtividade

Mede a quantidade de produção ou trabalho realizado em relação aos recursos utilizados, como tempo, mão de obra e materiais — um indicador de processos crucial para maximizar a utilização dos recursos da empresa e garantir a eficiência operacional.

Um exemplo de sua utilização: o número de unidades produzidas por hora de trabalho.

3. Indicador de capacidade

Já o indicador de capacidade é usado para monitorar a capacidade de produção ou prestação de serviços da empresa em relação à demanda do mercado. Isso é particularmente interessante para o planejamento de recursos e a identificação de oportunidades de crescimento.

4. Indicador de lucratividade

Já ouviu falar na margem de lucro líquido sobre as vendas, certo? Pois então, ela é um indicador de lucratividade e ajuda a compreender a capacidade da empresa de gerar lucro em relação ao investimento realizado.

E você deve imaginar o valor disso para a sustentabilidade financeira da empresa e para a geração de valor para os acionistas, não é mesmo?

5. Indicador de competitividade

O indicador serve para acompanhar a capacidade da empresa de competir efetivamente no mercado em relação a seus concorrentes, um valor essencial para o crescimento e a sobrevivência da empresa em um ambiente de negócios cada vez mais desafiador.

6. Indicador de eficiência

Com ele, você pode monitorar a relação entre a quantidade de recursos utilizados e os resultados obtidos pela empresa. Isso porque, a eficiência é importante para otimizar a utilização de recursos e maximizar a produtividade da empresa.

Para saber se isso se aplica à sua empresa, você pode monitorar, por exemplo, o custo por unidade produzida.

para-que-serve-um-indicador-de-processo


7. Indicador de eficácia

Esse indicador mede a capacidade da empresa de alcançar os resultados desejados ou as metas estabelecidas. Um elemento e tanto para garantir que a empresa esteja cumprindo seus objetivos e atendendo às expectativas dos stakeholders.

Caso queira saber mais sobre esse indicador de processos, avalie o percentual de metas de vendas alcançadas em determinado período.

8. Indicador de efetividade

Por fim, o indicador de efetividade, que mede o impacto das ações da empresa na consecução de seus objetivos de longo prazo. Isso é particularmente útil para avaliar se a empresa está realmente atingindo seu propósito e se cria valor sustentável para todas as partes interessadas.

Como medir os indicadores de processos

Medir os indicadores de processos de forma eficaz requer o uso de soluções digitais que permitam o monitoramento contínuo e preciso dos seus principais indicadores. 

Com o avanço da tecnologia, existem diversas ferramentas e sistemas disponíveis que facilitam esse processo. Primeiro, pela automatização da coleta, mas também pela análise e apresentação dos dados dos indicadores, o que proporciona uma visão em tempo real do desempenho dos processos empresariais. 

E nós podemos ajudar a garantir processos mais inteligentes para o seu negócio. Descubra como podemos melhorar sua eficiência operacional, reduzir custos substituindo tarefas que exigem intervenção dos seus profissionais e aprimorar a credibilidade da sua marca!

Conclusão

A utilização de um indicador de processos é fundamental para o acompanhamento e aprimoramento contínuo do desempenho de uma empresa. 

Esses indicadores fornecem dados valiosos que orientam as decisões estratégicas e operacionais e apontamos, também, oito elementos essenciais que contribuem ativamente com o desenvolvimento de marcas em geral.

Além disso, discutimos a importância de medir esses indicadores de forma eficaz, destacando o papel das soluções digitais na automatização da coleta, análise e apresentação dos dados. Com o uso adequado dessas ferramentas, sua empresa pode garantir um monitoramento contínuo e preciso dos seus principais indicadores de processos, possibilitando uma tomada de decisão mais ágil e informada.